Sob o Signo de Capricórnio (1949)
País: UK, 117 minutos
Titulo Original: Under Capricorn
Diretor(s): Alfred Hitchcock
Gênero(s): Drama, Crime, Romance
Legendas: Português,Inglês, Espanhol
Tipo de Mídia: Cópia Digital
Tela: 16:9 Widescreen
Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080










DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA
PRÊMIOS
Prêmios Bambi, Alemanha
Prêmio Bambi de Melhor Atriz Internacional (Ingrid Bergman)
Sinopse: Em 1831, o rei britânico William IV nomeia um novo Governador para a Colônia prisional de New South Wales, Austrália. Este chega à Sydney em companhia de seu primo de segundo grau, Charles Adare, que planeja fazer fortuna por lá. Logo após a chegada, o banqueiro local Cedric Potter se apresenta a Charles para lhe oferecer seus serviços. Este admite que não tem um centavo, mas que espera fazer fortuna em Sydney. O banqueiro lhe diz que pode ajudá-lo de qualquer maneira e, assim, os dois agendam um encontro para o dia seguinte.
Durante o encontro, um poderoso proprietário de terras, Sam Flusky, entra no Banco, oportunidade em que Potter o mostra a Charles como um exemplo de como se pode fazer fortuna na Austrália, mesmo tratando-se de um ex-presidiário. Charles pede a Potter para ser apresentado a ele, uma vez que o sobrenome Flusky não lhe parece estranho. O banqueiro o adverte que na Austrália não é aceitável que se pergunte sobre o passado de uma pessoa ou sobre o status de um condenado.
Após as apresentações, Sam reconhece o nome Adare e, ao identificar que se trata de um primo do Governador,
propõe um negócio a Charles que não requer qualquer capital de sua parte. Ele lhe oferece um empréstimo temporário para que adquira uma certa quantidade de terras que deseja para si, mas que se acha impedido de comprá-las por causa dos limites legais. Charles concorda em ajudá-lo com a promessa de, em troca, receber uma grande comissão. Sam, finalmente, convida Charles para jantar em sua mansão.
Ao comentar com o primo sobre seus planos, este o proíbe de ir ao jantar e de ter uma maior aproximação com Sam porque, muito embora esteja agindo dentro da lei, ele é uma pessoa desagradável, com um passado criminoso, o que pode trazer uma situação embaraçosa para seu governo. Entretanto, desejoso de conseguir o dinheiro fácil, Charles desobedece às ordens do primo e Governador, comparecendo ao tal jantar.
Antes de tocar a campainha da mansão, Charles caminha ao redor da mesma, ouvindo e testemunhando coisas que o fazem crer que Sam o está usando para subir de posição social, por ser ele parente próximo do Governador. Os demais convidados começam a chegar e, sem exceção, todos desacompanhados pedem desculpas por suas respectivas esposas não estarem se sentindo bem. Sam finalmente declara aos presentes que, infelizmente, sua esposa, Lady Henrietta, também não comparecerá por se achar adoentada. Entretanto, mal o jantar é servido, ela aparece na sala descalça e um pouco embriagada. Quando Charles a vê, percebe que se trata de uma velha amiga de infância na Irlanda. Pouco depois, ela diz a todos que vai se recolher em seu quarto. Entretanto, quando mal acaba de subir a escada que leva aos seus aposentos, começa a gritar histericamente alegando tratar-se de um rato. Com exceção de Charles, todos acreditam que ela esteja sofrendo de alucinações. Este, no entanto, vai ao encontro dela e, munido de sua pistola, dá um tiro para dentro de uma lareira, fazendo com Hattie se acalme.
Quando todos se retiram após o jantar, Sam comenta com Charles seu descontentamento pelo fato das esposas dos convidados terem esnobado seu convite, ao mesmo tempo em que expressa sua gratidão por Charles ter conseguido acalmar Hattie. Para Sam, o estado de sua mulher é o resultado do isolamento em que ela vive, sendo desprezada pela sociedade local, fato que teve início durante os anos em que ele esteve preso. A seu pedido, Charles concorda em freqüentar mais a mansão, numa tentativa de ajudar Hattie a readquirir seu senso de estabilidade. Charles relembra o escândalo ocorrido na Irlanda quando Hattie e Sam fugiram para a Inglaterra, perseguidos pelo irmão dela. Ao ocorrer o encontro entre os três, Sam o matou. Entretanto, como a vítima também se achava armada e chegou a disparar um tiro, a pena de enforcamento de Sam foi revertida em prisão na Austrália. Hattie decidiu segui-lo e esperar sete anos até que ele fosse solto. O casamento deles, no entanto, não tem sido feliz, pois, enquanto Sam se concentrou na idéia de se tornar um homem muito rico, Hattie começou a beber e perdeu o interesse em tudo. Enquanto isso, Milly, a governanta, sentindo-se ponderosa, mantém Hattie sob seu controle.
Charles insiste para fechar o negócio com Sam, o que enfurece o governador a ponto de expulsá-lo de casa. Sem dinheiro, é convidado por Sam para passar a morar na mansão deste e tentar reabilitar Hattie, fazendo com que ela volte a se interessar por passeios a cavalo, por roupas, pela vida. Aceitando o convite, Charles consegue aos poucos fazer com que Hattie volte a ser a mulher auto-suficiente que fora no passado, a despeito das várias manobras sórdidas realizadas por Milly para que ele fracasse nessa sua tentativa. Quando todas as suas manobras não surtem o efeito desejado, ela ameaça demitir-se e, para sua surpresa, termina expulsa da mansão. Sempre incentivada por Charles, Hattie assume o comando da casa, principalmente da cozinha, fazendo com que sua recuperação continue cada vez mais rápida.
Certo dia, Charles traz um convite para o baile do Governador endereçado a Sam e Hattie. Não se sentindo seguro para comparecer ao baile, Sam insiste para que Charles acompanhe Hattie em seu lugar. Uma vez lá, ela se mostra radiante a ponto de chamar a atenção do Governador. Os funcionários da recepção identificam o convite como sendo uma falsificação, mas o Governador insiste para que ela continue no baile. Enquanto isso, Milly procura Sam, a quem pede para voltar. Na realidade, ela sempre esteve apaixonada pelo ex-patrão e está disposta a fazer de tudo para tomar o lugar de Hattie. Assim, aproveita a ocasião para insinuar que Charles e Hattie estão tendo um caso. Embora inicialmente não reaja a essas insinuações, Sam termina dominado pelo ódio, vai até o baile, humilha Hattie em público, que volta para casa contrariada e aos prantos.
Mais tarde, quando Charles sugere que ela volte para a Irlanda, Hattie fala de seu amor por Sam, deixando claro que teria matado seu próprio irmão e que permitira que Sam assumisse a culpa e pagasse pelo assassinato. Depois de acusá-la de estar tendo um caso, Sam pede a Charles que ele deixe a mansão. Este monta a égua preferida de Sam, mas pouco depois ela tropeça, quebra uma de suas patas e ele se vê obrigado a voltar. Para que o animal não sofra, Sam o mata e, em seguida, dispara contra Charles, que fica entre a vida e a morte.
Sam é imediatamente preso. Numa tentativa de salvá-lo, Hattie confessa ter ela sido a assassina de seu próprio irmão, fazendo com que o marido cumprisse uma pena por um crime que não cometera. Tal confissão, entretanto, traz complicações como, por exemplo, ela ser enviada à Irlanda para julgamento. Por outro lado, ao imaginar a possibilidade de Sam deixar a Austrália para acompanhar a esposa até a Irlanda, Milly decide envenenar Hattie naquela mesma noite, mas não o consegue ao ser desmascarada minutos antes de cometer o crime.
Desesperada com a situação, Hattie procura Charles, a essa altura basicamente recuperado do ferimento à bala que sofrera, a quem implora que ateste que fora acidentalmente baleado e não por conta de um ato violento praticado por Sam, no que é atendida.
Finalmente, antes de embarcar num navio quem o levará de volta à Irlanda, Charles se despede, no cais do porto, de Sam e Hattie, agora juntos e felizes.
Elenco: